sábado, 12 de abril de 2008

Uma estratégia sutil


Os Grandes empresários agora estão utilizando uma nova ferramenta para desestruturar a masssa de trabalhadores, até então muito bem organizados na busca por seus direitos. Tenho observado isso na empresa em que trabalho, e quero apostar que nas demais empresas até mesmo de outros centros isso deve estar acontecendo. A partir dos anos 80,com a criação de várias organizações em defesa dos direitos dos trabalhadores, como a CUT e outras, Os trabalhadores começaram a entender o que era uma organização, este ajuntamento de forças extremamente eficiente na conquista de melhores condições de trabalho. E a partir daí foi só crescendo o poder de articulação dos trabalhadores, exigindo o respeito por parte dos patrões, que até então não existia.
O que vem acontencendo já a aguns anos é que os empresários tem investido muito as sua fichas em novas contratações que, no futuro não irão lhes causar ''dor de cabeça''. Lógico, um trabalhador politizado certamente tem consciência dos seus direitos e irá brigar por isso. Agora se um trabalhador entra numa empresa completamente focado apenas no trablaho, se ele é praticamente um ''analfabeto politico'', completamente avesso a questões que tratam do respeito para com o trabalhador, este certamente atende ao perfil da empresa. E os veteranos ? aqueles mais antigos, aqueles que são filiados ao sindicato,aqueles que conhecem a história de luta do seu sindicato! Estes eu posso afirmar que a empresa fará de tudo para descartá-los.
Ou seja, quando se destroi a identidae de um povo, de um gupo de pessoas, de uma organização, ela está condenada a desaparecer. E o nós devemos fazer ? àqueles que tem um pouquinho de conhecimento sobre o que é lutar pelo trabalhador, Vamos assistir tudo como meros expectadores? Acredito que não. O que devemos fazer é um trabalho de formiguinha, um ivestimento a longo prazo, uma semeadura que possa nos dar bons frutos.
Quero agradecer a todos que começaram esta luta, sem estrutura nenhuma,só com a cara e a coragem. E que coragem !! Gostaria de poder citar cada nome,mas receio que faltaria espaço nesta pagina. Hoje nós podemos colher os frutos daquele empenho e dedicação. Um grande exemplo para aqueles que entram numa empresa hoje em dia, e acham que a empresa é uma mãe,por conceder todos os benefícios existentes. Sabe-se lá o que seria de uma categoria se não fosse Deus, abençoando um sindicato. Um sindicato de luta tal qual o SINDIALIMENTAÇÂO em Vila Velha -ES, do qual eu tenho a honra e o desafio de ser um dos seus diretores.
pessoal, por hora é isso.
Um grande ósculo Santo !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

vá fundo.Faça o seu comentário